Samsung aumenta participação no mercado americano. Android permanece líder entre as plataformas utilizadas nos smartphones.

Samsung amplia participação no mercado americano

Samsung amplia participação no mercado americano (imagem: divulgação)

Apple, Samsung, Motorola, HTC e LG, nesta ordem,  foram os cinco fabricantes preferidos entre os proprietários de dispositivos móveis no mercado americano no terceiro trimestre de 2013. Considerando a plataforma utilizada nos smartphones, a ordem foi a seguinte: Android, Apple, Blackberry, Microsoft e Symbian .

Fabricantes de dispositivos móveis
Segundo relatório da comScore, a Apple continua absoluta, aumentando sua participação em 0,2%, passando de 40,4% para 40,6% no último trimestre. Com 25,4%, a Samsung foi a que teve o maior aumento em relação ao trimestre anterior. A surpresa ficou por conta da  Motorola que ultrapassou a HTC e agora é a terceira colocada com 6,9%.

A HTC foi a empresa que mais perdeu mercado no trimestre, passando de 8% para 6,7%, uma queda de 1,3%. Já a Samsung foi a fabricante que conseguiu o maior aumento percentual. No trimestre anterior, a fabricante coreana possuía 24,1%, passanndo para 25,4%, um aumento de 1,3% na participação de mercado.

  1. Apple (40,6%)
  2. Samsung (25,4%)
  3. Motorola (7,0%)
  4. HTC (6,7%)
  5. LG (6,6%)

Plataforma utilizada nos smartphones
Entre as plataformas utilizadas nos smartphones dos americanos, o Android continua liderando com 52,2% de participação no mercado, seguido pela Apple com 40,6%, Blackberry com 3,6%, Microsoft com 3,2% e Symbian com 0,2%.

Aqui não houveram mudanças na ordem em relação ao trimestre anterior, mas Android, Apple e Microsoft aumentaram suas participações percentualmente, enquanto que Blackberry e Symbian perderam mercado. A maior perda ficou por conta da Blackberry com -0,7%, já o maior ganho percentual foi do Android com um acréscimo de 0,4%, enquanto que Apple e Microsoft cresceram 0,2%

  1. Android (52,2%)
  2. Apple (40,6%)
  3. Blackberry (3,6%)
  4. Microsoft (3,2%)
  5. Symbian (0,2%)

Sobre a pesquisa
A pesquisa da comScore (empresa líder em análise e medições digitais), divulgada em 05/12/2013, foi realizada no período de 14 de julho a 13 de outubro de 2013, exclusivamente no mercado americano e levou em consideração proprietários de smartphones com idade a partir dos 13 anos.

O relatório completo, incluindo dados de Sites e Apps mais utilizados nos smartphones dos americanos, pode ser acessado no site da comScore.