Cerca de 5 milhões de usuários do Gmail tiveram suas senhas reveladas por um fórum russo.

Esta notícia é muito mais do que um incentivo para você ter mais cuidado com as suas senhas. Segundo o The Daily Dot, um fórum de Bitcoin russo publicou mais de 5 milhões de contas e senhas do Gmail e de milhares de usuários do Yandex, o maior site de busca mas acessado na Rússia.

5 milhoes de senhas do Gmail foram reveladas

5 milhoes de senhas do Gmail foram reveladas (Imagem: Reprodução/Tecnodroid)

Segundo revelaram representantes do Google e Yandex à CNews, as contas e senhas parecem ter sido adquiridas através de técnicas de hackeamento e phishing, ao longo de vários anos, contra os próprios usuários das contas. Assim, tanto os servidores do Google quanto do Yandex estariam preservados.

Disseram ainda que a maioria das contas reveladas são antigas e já estariam desativadas ou o usuário e senha não formam uma combinação válida, por já terem sido trocadas pelos próprios donos.

Mas, não é o que disse o usuário identificado como tvskit, que fez a postagem na terça-feira (9) no fórum russo. Segundo ele, cerca de 60% das contas são válidas.

Em relação às contas do Gmail, a maioria é de usuários que falam inglês, espanhol ou russo, o que não deixa de ser uma boa notícia para os brasileiros. Mas mesmo assim fica o alerta.

De qualquer forma, o melhor a fazer é se prevenir cultivando o hábito de trocar a senha regularmente, utilizar uma senha forte e se possível, ativar o recurso de verificação em duas etapas, o que eu já faço e recomendo fortemente.

Para saber se a sua conta e senha estão na lista publicada, o The Daily Dot indica este site, bastando informar o seu endereço de email. Faça por sua conta e risco, eu mesmo nunca faria isso.

[info]

PROTEJA-SE

Como alterar a sua senha do Google / Gmail
O que é e como funciona a verificação em duas etapas

[/info]

Você já teve alguma senha hackeada?

Você troca as suas senhas regularmente?

Que providências você adota para tentar manter a segurança de suas senhas?

Conte-nos a sua experiência nos comentários.