Google fala sobre o vazamento de senhas do Gmail

Segundo o Google, apenas 2% das 5 milhões de contas  e senhas vazadas seriam válidas.

Após o vazamento de 5 milhões de senhas do Gmail em um fórum russo, o Google se pronunciou a respeito dizendo que seus servidores teriam bloqueado várias tentativas de login suspeitos. Garantindo que apenas 2% das combinações usuário e senha iriam funcionar, o Google diz que tem protegido as contas afetadas.

Vazamento de 5 milhões de senhas do Gmail

Google se manifesta a respeito do vazamento de 5 milhões de senhas do Gmail (Imagem: Reprodução / Tecnodroid)

Nós descobrimos que menos de 2% das combinações de nome de usuário e senha pode ter funcionado, e os nossos sistemas automatizados tem bloqueado muitas dessas tentativas de login. Estamos protegendo as contas afetadas e exigindo que esses usuários redefinam suas senhas.

~ Google

Google disse que, se ele percebe algo de anormal com a sua conta, ele bloqueia as tentativas de início de sessão de dispositivos e locais que não são familiares.

Disse ainda que assim como aconteceu com o iCloud da Apple que resultou em vazamento de imagens nuas de algumas celebridades, este vazamento não ocorreu por uma falha de segurança em seus servidores e que essas credenciais foram obtidas através de técnicas de phishing, malwares ou outros meios.

É importante notar que, neste caso e em outros, os nomes de usuário e senhas que vazaram, não foram o resultado de uma violação de sistemas do Google. Muitas vezes, essas credenciais são obtidos através de uma combinação de outras fontes.

~ Google

Pra finalizar, o Google dá algumas dicas aos seus usuários pra tentar minimizar situações como essas.

Certifique-se de que você está usando uma senha forte exclusiva para sua conta do Google. Atualize suas opções de recuperação, para que possamos contactá-lo por telefone ou e-mail, se você ficar sem acesso à sua conta. E considere a verificação em duas etapas, que adiciona uma camada extra de segurança à sua conta.

~ Google

Veja aqui como proteger a sua conta do Google

Via Google

Profissional de TI e Estatístico. Já exerceu várias funções em empresas públicas e privadas. Atuou como programador, analista de sistemas e atualmente é Gerente de Desenvolvimento. Trabalha profissionalmente com TI desde 1984 e com Internet desde 1997. Idealizador do TecnoDroid.com.br e colaborador do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com.
Compartilhe este post.
Deixe um comentário ou Assine nosso RSS.

Deixe um comentário