Google Incentiva o Desenvolvimento de Apps Android para Tablets

Google encoraja fortemente desenvolvedores a criarem Apps Android para Tablets com qualidade divulgando o Tablet App Quality Checklist

Google incentiva desenvolvedores a criarem apps android para tabletsEm uma clara tentativa de melhorar a qualidade das aplicações Android desenvolvidas para tablets, o Google liberou um checklist para ajudar os desenvolvedores a criarem software específicos para este tipo de dispositivo. Segundo o Google, os atuais Apps Android para Tablets precisam melhorar a qualidade para enfrentar o crescente mercado deste tipo de dispositivo.

Números divulgados recentemente apontam para uma quantidade de apps desenvolvidas para a plataforma android na ordem 675.000, mas não deixa claro que parcela desse montante está preparada para rodar em tablets. Sabemos que a grande maioria dos Apps Android são construídos pensando nos smartphones.

No que pese o mercado dos tablets ser claramente dominado pela Apple, o Google não está dormindo, e foi pensando justamente nesse mercado que o dono no Android resolveu dar uma mãozinha para os desenvolvedores, divulgando um checklist que deve ser seguido por aqueles que querem criar apps de qualidade para os tablets Android.

Com este incentivo, o Google dá um recado ao mercado que, como resultado, deve melhorar não apenas a qualidade, mas também a quantidade e diversidade de apps desenvolvidas para os tablets android.

Alguns podem estar se perguntando, mas porque o mercado se ressente de Apps de qualidade para os Tablets Android a ponto do Google ter que incentivar o desenvolvimento? A resposta me parece simples… o próprio mercado regula a produção desse software. Convenhamos que diferentemente do mercado dos Smartphones, onde o Android é líder, no campo dos Tablets quem domina é a Apple, portanto existem muito menos Tablets Android que Smartphones Android e consequentemente as empresas desenvolvedoras priorizam o desenvolvimento de Apps Android para os Smartphones e não para os Tablets.

O google afirma que a construção de Apps que funcionam bem em tablets está muito evidente nas experiências do Mint.Com, Tiny Co e Instapaper que relataram um aumento no envolvimento de seus usuários, na monetização e do número de downloads de seus Apps por usuários de tablets.

A checklist divulgada pelo Google é mais focada nas áreas de otimização de layouts para telas maiores, melhor aproveitamento da área de tela extra dos tablets e o uso de ícones projetados para as telas dos tablets entre outras coisas. Veja o checklist, também chamado de Tablet App Quality Checklist:

  1. Teste para a qualidade do Core da App
  2. Otimização do layout para telas maiores
  3. Melhor uso da área extra das telas dos tablets
  4. Uso de ícones e outros componentes projetados para as telas dos tablets
  5. Ajuste de fontes e targets para as telas dos tablets
  6. Ajuste do tamanho dos widgets na tela principal
  7. Oferecer o conjunto completo de funcionalidades para usuários dos tablets
  8. Não exigir características de hardware não presentes nos tablets
  9. Deixar claro todas as resoluçõesde tablets que seu App suporta
  10. Seguir as melhores práticas para publicação na google Play Store
O checklist completo e detalhado você encontra aqui.
Se você é desenvolvedor ou tem uma empresa de desenvolvimento de aplicativos Android, recomendaria fortemente a leitura do checklist completo.
O que você achou da atitude do Google de incentivar o desenvolvimento e divulgar os procedimentos para a construção de Apps Android para Tablets? Deixe sua opinião nos comentários.
Com informações de Building Quality Tablet Apps
Profissional de TI e Estatístico. Já exerceu várias funções em empresas públicas e privadas. Atuou como programador, analista de sistemas e atualmente é Gerente de Desenvolvimento. Trabalha profissionalmente com TI desde 1984 e com Internet desde 1997. Idealizador do TecnoDroid.com.br e colaborador do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com.
Compartilhe este post.
Deixe um comentário ou Assine nosso RSS.

One Response to "Google Incentiva o Desenvolvimento de Apps Android para Tablets"

  1. Germano  10/10/2012 at 09:00

    Demorou para acordar ein?!

    Responder

Deixe um comentário