Onde estão e como funcionam os Sensores do Galaxy S5

Medidor de batimento cardíaco e leitor de impressões digitais são alguns dos novos sensores do Galaxy S5.

Falando especificamente de sensores, sem dúvida nenhuma as duas principais novidades do Galaxy S5 são os sensores de leitura de batimento cardíaco e o leitor de impressão digital (ou biométrico). Veja onde estão localizados e entenda como funcionam estes sensores que tornam o Galaxy S5 um smartphone exclusivo.

Localização dos Sensores do Galaxy S5

Localização dos Sensores do Galaxy S5

Como funciona o Sensor de Batimento Cardíaco

Este sensor está localizado no painel traseiro do celular, logo abaixo da câmera. Para fazer a leitura dos batimentos cardíacos, o usuário precisar pressionar levemente o sensor com um dos dedos da mão. Após isso, um LED vermelho dispara uma luz na pele do usuário enquanto um sensor de pulsação faz a leitura do ciclo dos movimentos das células vermelhas do sangue nos vasos capilares do dedo do usuário, calculando assim a quantidade de pulsos por minuto. Feito isso, o usuário pode então checar a sua frequência cardíaca através do S Health App. Os batimentos cardíacos medidos são mostrados na tela do Galaxy S5 com a opção de serem armazenados no celular.

Note que os atletas não podem fazer uma medição contínua dos batimentos cardíacos durante toda a prática de um exercício físico (corrida, bicicleta, etc) como nos monitores cardíacos tradicionais, e sim medições momentâneas, como por exemplo antes e depois da prática esportiva. No entanto é uma grande evolução e pode ajudar muitos usuários a preservarem uma boa saúde melhorando a qualidade de vida.

Como funciona o leitor de Impressões Digitais (Biométrico)

Outro sensor bastante comentado presente no Galaxy S5, é o leitor de Impressões de Digitais – ou Leitor Biométrico – que nada mais é do que um scanner. Um dos principais benefícios deste sensor está relacionado diretamente com a usabilidade e segurança do smartphone e seus dados.

Com o leitor biométrico é possível não apenas bloquear a tela do aparelho, mas bloquear também recursos individuais através do “Modo Privado”, além de permitir fazer pagamentos seguros com o celular e isso talvez ajude a popularizar essa forma de pagamento no Brasil.

Um dos principais problemas encontrados pela Samsung, foi uma possível violação das impressões digitais, já que a tendência normal seria salvá-las como uma imagem e assim poderia seria facilmente desvendada. Mas no Galaxy S5, as principais características que distinguem as impressões digitais são extraídas e criptografadas (e não salvas como imagem). Em seguida essas informações são processadas dentro de uma zona segura no chip do aparelho e aí sim armazenadas. Como todos os dispositivos são criptografados de forma única para que ninguém possa decodificar o padrão da impressão digital, nem mesmo a própria Samsung conseguiria fazer isso.

Os usuário podem registrar até três impressões digitais e estas podem ser reconhecidas tanto vertical como horizontalmente.

Podemos esperar que muitos desenvolvedores criem Apps com várias utilidades utilizando os recursos deste sensor.

Além dos dois sensores mencionados, o Galaxy S5 ainda possui mais alguns que já não são novidades, pois já estavam presentes no seu antecessor Galaxy S4, veja.

Barômetro: Este sensor determina a pressão atmosférica e a altitude baseada na localização atual. Baseado nestes dados, pode calcular o gasto calórico do usuário.

Sensor de Luz RGB: Faz a medição da intensidade da luz externa e serve para adaptar o display para as melhores condições de luz no ambiente.

Sensor Hall (Salão): Reconhece se a tampa está aberta ou fechada.

Giroscópio: Detecta a rotação do aparelho baseado em três eixos.

Sensor de Proximidade: Reconhece situações onde o usuário posiciona o celular próximo ou afastado do rosto, escurecendo a tela e  desativando-a evitando que o toque do usuário interfira no aparelho quando estiver em uma ligação.

Sensor de Movimentos: Reconhece o movimento das mãos através da detecção de raios infravermelhos que são refletidos pela palma da mão do usuário, podendo acionar determinados comandos como passar para a próxima foto quando o usuário estiver visualizando sua galeria, dentre outros.

Acelerômetro: Detecta o movimento do aparelho baseado em três eixos. Dentre as várias utilidades, é muito importante para os games que precisar saber com precisão todos os movimentos efetuados pelo celular.

Quer saber mais informações? Veja tudo o que já publicamos sobre o Galaxy S5: Tudo sobre o Galaxy S5

Visite o nosso Canal no Youtube (Tecnodroidcombr)

Siga-nos no Twitter (@Tecnodroidcombr)

 

Profissional de TI e Estatístico. Já exerceu várias funções em empresas públicas e privadas. Atuou como programador, analista de sistemas e atualmente é Gerente de Desenvolvimento. Trabalha profissionalmente com TI desde 1984 e com Internet desde 1997. Idealizador do TecnoDroid.com.br e colaborador do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com.
Compartilhe este post.
Deixe um comentário ou Assine nosso RSS.

One Response to "Onde estão e como funcionam os Sensores do Galaxy S5"

  1. Saulo borges  28/04/2015 at 23:24

    A Samsung está de parabéns… Esse S3,S4,S5,. São todos sensacional…

    Responder

Deixe um comentário