Galaxy S3 e Galaxy S3 mini 3G não serão atualizados para Android KitKat

Samsung anuncia oficialmente que o Galaxy S3 (GT-I9300) e Galaxy S3 mini 3G  não receberão a atualização para o Android KitKat.

O anúncio da Samsung foi como um balde de água fria para os brasileiros que aguardavam ansiosamente pela atualização do Galaxy S3. A justificativa que a empresa apresentou, foi o fato do Galaxy S3 modelo GT-I9300 e o Galaxy S3 mini possuirem apenas 1 GB de memória RAM, o que seria insuficiente para rodar o Android KitKat com fluidez. A afirmação foi feita pela própria Samsung em resposta a um questionamento do site SamMobile após o anúncio da decisão.

 

Galaxy S3 e Galaxy S3 mini 3g não receberão Android KitKat

Galaxy S3 e Galaxy S3 mini 3g não receberão Android KitKat (Imagem: Reprodução)

Veja a resposta da Samsung Mobile Reino Unido:

Com o intuito de facilitar a atualização de dipositivos dotados da plataforma Google (Android), várias partes do hardware como a memória (RAM, ROM, etc.), capacidade de multi-tarefa e display devem atender a certas expectativas técnicas. O Galaxy S3 (GT-I9300) e o S3 Mini 3G vem equipados com 1GB de RAM, o que não premite a eles uma atualização eficaz da plataforma. Como resultado dessa limitação de hardware, o Galaxy S3 e S3 Mini 3G versões não podem suportar eficazmente a atualização da plataforma e continuar a proporcionar a melhor experiência do consumidor. A Samsung decidiu não disponibilizar a atualização KitKat para Galaxy S3 e S3 mini 3G, mas a atualização KitKat estará disponível para a versão Galaxy S3 LTE, considerando que os 2 GB de RAM do dispositivo são suficientes para suportar a atualização de plataforma.

Bem, alguns podem questionar a decisão da Samsung, afirmando que o KitKat está rodando em muitos dispositivos que possuem apenas 512MB de memória RAM, mas é bom lembrar que o KitKat roda bem com essa quantidade de memória apenas em versões do Android puro, como nos Nexus. Quando os fabricantes fazem algum tipo de customização adicionando reursos adicionais, “inchando” a plataforma, aí fica realmente difícil.

De qualquer forma, é bom ir se acostumando, pois a última versão oficial do Galaxy S3 (GT-I9300) deve ser mesmo o Android 4.3 enquanto que o Galaxy S3 mini 3G deve ficar na 4.2.

Agora, se você tem um Galaxy S3 com 2GB de memória RAM, não se preocupe, ele será atualizado.

O que você achou da decisão da Samsung? Comente.

Fontes: SamMobile e Blog do Android

 

Profissional de TI e Estatístico. Já exerceu várias funções em empresas públicas e privadas. Atuou como programador, analista de sistemas e atualmente é Gerente de Desenvolvimento. Trabalha profissionalmente com TI desde 1984 e com Internet desde 1997. Idealizador do TecnoDroid.com.br e colaborador do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com.
Compartilhe este post.
Deixe um comentário ou Assine nosso RSS.

Deixe um comentário